terça-feira, 2 de junho de 2009

Emos em Portugal

Não há quem não tenha uma opinião sobre a nova tribo urbana.
Uma revista (BLITZ) falou com adolescentes do Norte ao Sul do país e concluiu: ninguém reconhece ser emo, mas que os há, há.


Emo ou emocore (abreviação do inglês emotionl hardcore) é um gênero de música derivado do HARDCORE. O termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Wshington DC, que compunham num lirismo mais emotivo do que o habitual.


As bandas emo fazem musica não totalmente comercial e gostam de mostrar os sentimentos. Os fãs gostam da música emo porque as letras das bandas falam de problemas com os que os fãs se sentem identificados. Os fãs refugiam-se neste tipo de música para se sentir bem. Os emos gostam de musica como My Chemical Romance, Linkin Park, Muse, Placebo ou Paramore.






My Chemical Romance:






A moda dos emos é a seguinte: cabelo escuro, com a risca ao lado, liso, enfeitado com franjas asimétricas e ocasionais manchas de cor (cor-de-rosa, roxo, azul...). Calças bem apertadas, maquilhagem pesada, ténis All Star e Vans. Gostam de vestir cores escuras (preto) mas há um tipo de emo que gosta de vestir cores vivas (os emoscene). Os accesórios são infidáveis: pulseiras, mochilas decoradas, piercings, chapas...




Os emos têm tendêndia para estados de mente puco positivos, são um bocadinho dramáticos, de extremos. Ou estão muito felizes ou não querem falar com ninguém.
Nalguns círculos mais militantes, ser emo rima com a atracçao pelo suicídio e pela auto-mutilação, uma forma de fazer acompanhar a dor psicológica, já existente, de dor fiísica. Os emoscene são mais positivos, mais alegres, mas os dois tipos de emo são muito sensíveis.


EMO:




EMOSCENE:



CHEGADA AO BRASIL

No Brasil, o gênero se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais do Sul e do Sudeste, e influenciou também uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos,Trajes Listrados, Mad Rats, Cabelos Coloridos e franjas caídas sobre os olhos.

Existe também a categoria "Emo Fruits", que foi baseada numa moda do Japão, de onde eles tiram referência de roupas e cabelos. São normalmente muito coloridos, usando várias estampas e cores fortes ao mesmo tempo.

6 comentários:

Lorena disse...

Muito bem!! Não imaginam como contente estou com as vossas entradas:-)

É preciso só "pulir" alguns erros devidos à dificuldade com o processador de textos e ficará perfeito!

pasaloda disse...

Adoro o cabelo dos emos! hahaha
Gostei muito da tua entrada Laury! e das fotos! =P
Beijinhos!! =D

TesSa disse...

pequeno saltamontes!! aqui estou para que vejas que não te ignoro quando falas e me lembro de ti. OoOh! Teus deuses emos do Olimpo! jajajaj Em cima estou a esforçar-me e estou a deixar-te o comentário em teu idioma, para que vejas...que to podria deixar em Frances..mas não quero. JA! Bom deusa emo! Vemos-nos em meu cumpre.
Beijos tOnta!

Lorena disse...

LOL, original (a língua)

Bárbie disse...

gostei totil.
ta muito fixe o teu blog e sem duvida original. Parabens

:D

The Riot! disse...

Affe, desculpa mas isso é ridiculo, paramore não é emo,é rock alternativo, paramore é melhor que todas essas bandas ai e não é emo !!