sábado, 30 de maio de 2009

O lince-ibérico

O lince-ibérico é uma espécie característica de Espanha e Portugal mas que aparentemente agora encontra-se extinto en Portugal.

O lince é a especie de felino em maior grave perigo de extinção e um dos mamíferos mais ameaçados.
A população está confinada a pequenos agregados dispersos, resultado da fragmentação do seu hábitat natural. O lince-ibérico selecciona hábitats de características mediterrânicas (florestas, matos, etc.)

É um animal esencialmente nocturno e a sua alimentação é constituída por coelhos, ratos, patos, perdizes, lagartos...
A principal ameaça dos linces-ibéricos é o dessaparecimiento das populações de coelhos (principal presa), atropelamentos ou a caça ilegal.

O número de espécies desde animal tem descido muito nos últimos anos, no ano 1969 havia vários milhares, mas no ano 2008 só havia já entre 110 e 150 linces-ibéricos.

Em Espanha está a ser desenvolvido um programa de reprodução em cativeiro e em Portugal algumas organizações internacionais têm desenvolvido projectos que visam a recuperação do hábitat natural do lince.



Nós vamos conseguir que o lince-ibérico não se encontre extinto em poucos anos!!

7 comentários:

Lorena disse...

muito bem, Gema. PARABÉNS pelo teu primeiro comentário!
Agora só falta encontrarmos um vídeo em relação com o tema do lince e a entrada ficará perfeita ;-)

biblioteca del IES JÁLAMA disse...

Me ha conmovido ver la preocupación por nuestra fauna autóctona, pero también me gustaría que todos cuidásemos la que nos rodea, no manchando los márgenes de nuestros ríos, piscinas naturales.
Desconozco el portugués, por eso práctico el castellano.

Anónimo disse...

Gosto muito da entrada Gema!! eu acho que é importante nos conhecer tudo sobre os linces porque já há poucos.

beijinhos!!
=)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

é muito interessante e é bom para conhecer a nossa fauna.

Raquel y Patricia

Anónimo disse...

gemy!!! gostamos muito da tua entrada, é muito interesante e xa nos temos de ir beijinhos


esty y eri

TesSa disse...

feia!! aqui estou aburrida, por isso comento-te mais que nada... que não tonta!!! que me acordè do do blog e digo, pois vinga, lhe comento, mas me vou esforçar e lho escrevo em Português que assim mola mais! Vemos-nos em meu cumpre, pequeno lince . Beijinhos