quarta-feira, 3 de junho de 2009

Os Forcados

A Tourada portuguesa é muito diferente da espanhola. O que tem mais importança é a lide a cavalo.

Tambem ha banderilheiros, campinos, novilheiros, e os forcados...

Dos forcados e a pega é do que vamos falar.

Lide a pé

Os touros podem alternativamente ser “lidados” por um toureiro a pé (embora isto seja menos comum nas touradas portuguesas), que também crava as bandarilhas, um par em simultâneo, no dorso do touro. Outra faceta da lide a pé envolve o uso de uma pequena capa (a muleta) e de um estoque. Em Portugal é proibida a morte do touro na praça (com excepção da vila de Barrancos), mas noutros países a lide a pé culmina na morte, por estocada, do animal.

Pega


Após a lide do touro pelo cavaleiro tauromáquico é comum entrar em cena o bandarilheiro que efectua algumas manobras com um capote posicionando o touro para a pega. De seguida entram em cena os Forcados. Os Forcados são um grupo amador que enfrenta o touro a pé com o objectivo de conseguir imobilizar o touro unicamente à força de braços. Oito homens entram na arena, sendo o primeiro o forcado da cara, seguindo-se os chamados ajudas, primeiro e segundo ajuda (os mais determinantes) e demais forcados que também ajudam na pega, terminando no rabejador que segura no rabo do touro, procurando deter o avanço do animal e fixá-lo num determinado local para quando os seus ajudantes o largarem este não invista sobre eles. A pega é consumada quando o forcado da cara se mantenha seguro nos cornos do touro e este seja detido e imobilizado pelos seus companheiros. Nas touradas em que os touros são lidados a pé não existe pega.




5 comentários:

Lorena disse...

Custou, mas afinal nao era tao difícil, pois nao, Rodrigo??

Espero termos contribuído para as competencias de Autonomia e Iniciativa pessoal e também para a competencia informatica.

parabéns pelo trabalho, acho que o tema foi interessante

Anónimo disse...

rodri gostei muito da tua entrada o video É MUITO DIVERTIDO,porque tentam apanhar o touro entre muitas pessoas e é muito engraçado





pablo

Anónimo disse...

rodi gostei muito da tua entrada é muito divertida







marta

Anónimo disse...

gostamos muito da tua entrada é muito original e divertida mas os toureiros espanhois sao melhores xD vnga 1 beijinho




Ana y Pizarro

Anónimo disse...

Nao gostamos da gente que faz sofrer aos touros mas a tua entrada é interessante.

Gema y Laury