Cada ano, no mês de Maio, festeja-se o final do ano lectivo nas diferentes Universidades do País. Conhece-se como Queima das Fitas, e é basicamente a festa dos estudantes; na qual tomam parte desde os Caloiros até aos Finalistas de cada curso.
A "borga" inicia-se na noite de quinta-feira com a Serenata. O que é isso? Vejam estes vídeos a seguir e o descobrirão logo:
Entre outras diversas actividades destacam-se os Concertos musicais de cada noite no Parque ou Queimódromo, a Garraiadae o Cortejo, que tradicionalmente era na terça, mas agora passou para domingo. Neste, os finalistas vão à frente e os carros alegóricos e os caloiros seguem na outra parte traseira. Nesse dia do cortejo, os caloiros ao passarem pela tribuna deixam de ser caloiros e passam a pastranos. Os alunos de Medicina costumam ser os primeiros a passar a tribuna, como indica a tradição.
4 comentários:
Anónimo
disse...
1- É uma tradiÇão muito original e engrassada
2- não, são muito aborrecidos e não encontramos argumentos a favor para eles
3- Aderíamo-nos ás práticas habituais! sem dúvida alguma!
Hola! de un enlace en otro terminé en este blog. Me pareció muy interesante la información sobre Portugal que aquí aparece y decidí comentar, espero que no le moleste!
O ano 2008/2009 vai chegando ao fim. E é um prazer para mim apresentar-lhes as últimas entradas; feitas pelos alunos de 1º bacharelato-que já não se limitam a fazer comentários, mas participam directamente no nosso blogue! Esperamos que gostem
4 comentários:
1- É uma tradiÇão muito original e engrassada
2- não, são muito aborrecidos e não encontramos argumentos a favor para eles
3- Aderíamo-nos ás práticas habituais! sem dúvida alguma!
Beijinhos!!
Gemy e Laury
1º e 2º Nós gostamos muito da praxe é uma tradiçao que ajuda muito para a integrçáo dos caloiros e é uma maneira de fazer festejos.
3ªNós faríamos as praticas habituais da praxe porque sao entretidas.
Los kie's Oli e Rodri.
Hola! de un enlace en otro terminé en este blog.
Me pareció muy interesante la información sobre Portugal que aquí aparece y decidí comentar, espero que no le moleste!
un beso desde Galicia
É claro que non, e non molesta nada!
Benvindo entón, amig@
Enviar um comentário