segunda-feira, 27 de outubro de 2008

HALLOWEEN






TRINCÓ DENTE ou TRICK OR TREAT ?????




Teoria tradicional da origem do Halloween:

O Halloween foi criado pelos celtas, que viveram nas ilhas britânicas cinco séculos antes de Cristo. Tratava-se duma festa inventada para marcar o "fim oficial" do verão. Assinalava-se o início do ano novo, o fim das colheitas, o regresso dos rebanhos etc. A festa tinha vários nomes mas o que vingou foi Halloween, adaptado de All Hallows Eve, que significa "véspera do Dia de Todos os Santos" que, como sabem, é comemorado a 1 de Novembro. Conta a lenda que as almas dos que morreram ao longo do ano voltavam para tomar os corpos dos vivos no ano que iniciava.

Um dos rituais eram as fogueiras acesas nas casas durante as comemorações. Os vivos que não queriam ser possuídos apagavam as lareiras para que o local tivesse um ar frio e indesejado e vestiam fantasias de criaturas assustadoras para afugentar os espíritos.

Um dos símbolos mais conhecidos é Jack O' Lantern, personagem celta, representada por uma abóbora com um rosto esculpido e uma vela a iluminar o interior.
Segundo a lenda, certo dia 31 de Outubro, um homem alcoólico e violento chamado Jack bebeu demais e o diabo desceu à terra para levar a sua alma. Jack pediu para o deixar viver e beber mais um copo. O diabo cedeu, mas o Jack não tinha dinheiro para pagar e implorou para que o diabo se transformasse em moeda. Ele concordou e o Jack guardou a moeda na carteira em vez de pagar com ela. Só que o fecho tinha o formato de uma cruz e foi o diabo que acabou preso a suplicar pela liberdade. Jack O'Lantern propôs-lhe então um pacto: libertá-lo em troca de mais um ano vivo. O diabo, sem condições para negar, aceitou, e passado um ano regressou para levar a alma do Jack. Mas este conseguiu, uma vez mais, ludibriar o diabo e fazê-lo prometer que o deixaria vivo por mais dez anos. Contudo, ao fim de um ano, o Jack morreu e não foi aceite no céu; mas o diabo também não o quis no inferno. Deu-lhe um pedaço de carvão que ele utiliza desde então para iluminar um nabo esculpido em forma de lanterna e que lhe serve para ilumar o caminho. Daí o nome Jack O'Lantern, uma alma errante no mundo dos vivos.



Para conhecer a Teoria da Origem Portuguesa do Halloween vejam o link a seguir, convido-vos a procurarem novas teorias a favor e em contra desta tese e... espero os seus comentários!

http://afixe.weblog.com.pt/arquivo/2005/11/halloween_em_po





1 comentário:

GemyandLaury disse...

Olá! Já limos a lenda e achamos que Hallowen é uma mistura das duas culturas (portuguesa e inglesa)
em verdade, nao sao creibles porque nao acreditamos em bruxas!!

beijinhos!! (K)