terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A NOTÍCIA DO MÊS

Cristiano Ronaldo vence «Bola de Ouro»

Cristiano Ronaldo é o vencedor da «Bola de Ouro» em 2008, sucedendo ao brasileiro Kaká na distinção atribuída pela revista France Football para o melhor jogador do ano. O craque do Manchester United torna-se, aos 23 anos, no terceiro português a arrecadar o troféu, depois de Eusébio (1965) e Luís Figo (2000).


Cristiano Ronaldo
AP
CR7 reuniu 446 pontos, superando por larga margem Lionel Messi (281), do Barcelona, e Fernando Torres (179), do Liverpool, segundo e terceiro mais votados, respectivamente.

Com 77 nomeações para a primeira posição, num total de 96, Cristiano Ronaldo ficou uma aquém de Kaká em 2007 (o brasileiro contou, então, com 78 para o primeiro lugar), mas superou o brasileiro do AC Milan com total de 446 pontos contra 444, em 480 possíveis. De resto, o português foi o único a ser citado em todos os votos dos 96 jurados reunidos pela France Football.

Pepe integrava a lista dos nomeados, mas foi um dos cinco jogadores sem qualquer voto.

«Sonho tornado realidade»

«É um dos dias mais bonitos da minha vida. Ganhar este troféu… Como sonhei com este dia. Não tenho palavras para descrever a emoção que me preenche. Todos aqueles que me conhecem sabem que é um sonho tornado realidade», disse Ronaldo, em conversa com a France Football na sua casa em Manchester, Inglaterra.

Depois de Eusébio e Luís Figo, Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador português a ser distinguido com a «Bola de Ouro». «Fico em sentido só de ouvir esses nomes. Tenho apenas 23 anos, é magnífico, é incrível!», rejubila, assumindo que, no seu íntimo, acreditou sempre que poderia ser o vencedor, não obstante a forte concorrência: «Tive sempre consciência do que fiz ao longo da época, mas tudo podia acontecer».

Esta terça-feira de manhã, CR7 regressa aos treinos em Carrington, a academia do Manchester United. Como será que se vai sentir? «Como sempre, vou trabalhar para me apresentar no meu melhor no próximo jogo. Quando acordar direi para mim próprio: quero ser ainda melhor!».

Quando Eusébio arrecadou a «Bola de Ouro», em 1965, o prémio era atribuído ao melhor jogador europeu a alinhar em campeonatos no «Velho Continente», sendo que quando foi Luís Figo o eleito, em 2000, a distinção destinava-se ao melhor jogador a alinhar em campeonatos europeus, independentemente da nacionalidade. Desde 2007, o troféu distingue o melhor futebolista do mundo, independentemente do campeonato e da nacionalidade.

Com a «Bota de Ouro» e a «Bola de Ouro» garantidas, Cristiano Ronaldo está ainda na corrida pelo prémio FIFA Word Player of the Year 2008, que resulta da votação dos seleccionadores nacionais e capitães de equipa das 207 federações inscritas na FIFA.

2 comentários:

oliver disse...

Acho muito bem que o c.ronaldo seja o melhor jogador mas deveria estar no real madrid.Penso que faria boa equipa junto aos outros jogadores do real madrid.penso que ele merece mas espero que venha pronto ao madrid.

Anónimo disse...

Achamos que Cristiano Ronaldo é um bom jogador e é bom hehehehe :D
Tem um bom futuro como jogador de futebol.

Beijinhos
:D

GeMy & Laury