segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A lenda do Galo de Barcelos



Há muitos anos um peregrino galego passou em Portugal a caminho de Santiago de Compostela para pagar uma promessa e hospedou-se numa estalagem minhota. Como levava um grande farnel e fazia pouca despesa, o hospedeiro, que era muito ganancioso, entregou o honrado peregrino à policia acusando-o de roubo.O pobre chefe de família, sem que ninguém o defendesse, pois era desconhecido naqueles sítios, foi condenado à morte por enforcamento.Como última vontade, o galego pediu que o levassem até ao juiz que o tinha condenado. Quando o galego chegou a casa do juiz, ele estava com os seus amigos num grande banquete. Voltou a dizer-lhe que estava inocente e uma vez mais, ninguém acreditou nele...Então no seu desespero, reparou num galo assado que estava numa travessa em cima da mesa, pronto a ser comido, e disse: - É tão certo eu estar inocente como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.


Todos se riram da afirmação do homem mas, resolveram não comer o galo. Quando chegou a hora de o enforcarem, o galo assado levantou-se e cantou mesmo!O juiz correu até ao sítio onde ele estava prestes a ser enforcado e mandou soltá-lo imediatamente.Hoje, o galo de Barcelos, de barro colorido, é conhecido até no estrangeiro e lembrará para sempre esta lenda.Para além da tradição e também a perpetuá-la, está a estátua de nosso Senhor do Galo, dentro de um nicho que se encontra no cimo de uma linda colina, mesmo ao sair de Barcelinhos.

2 comentários:

Lorena disse...

Olá, meninos!

Cá estamos para treinar o nosso português. Continuamos com os tempos do passado. Por isso, apartir desta lenda convido-os a escrever outras lendas das suas aldeias ou alguma lenda portuguesa que conheçam. Força! :-)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.