“Os que não encontram tempo para o exercício terão de encontrar tempo para as doenças.” (Edward Derby)
O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre pessoas de todas as idades, em todo o mundo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFzp9av5LbeOvtIbyfYIy2OTappBksu7CzcDjt5Mz9CdTJ21NQk9g8U4MgHnQ_rssk0p_6vk6kh33RKeXuQOxkDHdEMh4oK4mbNuPnqhzRu-2Sk1mjTmjizZHkF6q5WbY_mCD4aKdu4HTo/s400/desporto+1.gif)
A Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece a grande importância da actividade física para a saúde física, mental e social, capacidade funcional e bem-estar de indivíduos e comunidades.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUm9f-dJBkqZGuN5vHTBg8i2bnOZj_VqG6WpTDILYrCzgGbYffdmWpcD7OtNjTUqtJvhON9qLZO-ayBihWiwLSmqZt8zC_yz0hMIJz-Aqc4593W1QTfQzQIwxH9CqdO_zkpXCCY8qP6prG/s400/bolas.jpg)
O sedentarismo é enfatizado, pelo World Health Report de 1997, como um factor de risco causador de doenças, com a mesma importância que o fumo e a alimentação.
O Ministério da Saúde aponta que o estilo de vida é responsável por 54% do risco de morte por cardiopatia, 50% pelo risco de morte por acidente vascular cerebral, 37% pelo risco de morte por cancro e, no total, por 51% do risco de morte de um indivíduo.
O estilo de vida sedentário é um factor de risco relevante para a enfermidade coronariana e para o acidente vascular, as principais causas de morte em todo o mundo. O risco de doença cardíaca para as pessoas menos activas e menos condicionadas pode ser o dobro, comparado às pessoas mais activas e condicionadas.
É importante compreender a relação intrínseca entre saúde e estilo de vida (hábitos sociais e culturais), em que a actividade física participa como factor fundamental. Deve-se ter sempre em mente que o corpo humano foi projectado para a acção, e não para a inactividade.
A actividade física realizada na maioria dos dias da semana melhora a saúde nos seguintes aspectos, segundo a OMS:
- Reduz o risco de morte prematura.
- Reduz o risco de morte por doença cardíaca.
- Reduz o risco do desenvolvimento de diabetes.
- Reduz o risco do desenvolvimento de hipertensão arterial.
- Auxilia na redução do nível de hipertensão nas pessoas que já a possuem.
- Reduz o risco do desenvolvimento do cancro de cólon.
- Reduz sentimentos de depressão e ansiedade.
- Auxilia o controle de peso.
- Ajuda a construir e manter saudáveis ossos, músculos e articulações.
- Ajuda os idosos a se tornarem mais fortes e mais aptos a se locomover sem cair.
- Promove bem-estar psicológico.
Está a lembrar-se de algum outro benefício do desporto sobre a saúde? escreva num comentário um que não esteja referido acima
3 comentários:
-É uma boa forma de ocupar o tempo livre
-É uma boa forma de conhecer gente
-Diverte e entretene
*Laury & Gemy*
*entretém
O exercicio físico também ajuda para estar mais contribuindo para se sentir melhor e atrair muito as mulheres, também para uma maior qualidade de vida, ser feliz e estar a vontade com o próprio corpo.
The Kie's Rodri e Oli
Enviar um comentário