quarta-feira, 10 de junho de 2009

A FELICIDADE NAS pequenas coisas


Que felicidade
Acordar e ver a cor do céu!
Tomar um banho com sabão
Beber um café fumegando
Abrir o trinco da porta
E sair em passeio
Levando um caderno e um livro.
Sentar na esplanada da praça
E ver as crianças brincando.
Dar migalhas aos pombos na palma da mão
E ficar em sustida alegria sorrindo
Quando um pardal se afoita em sentar-se à mesa.
Que felicidade
Olhar o céu e desenhar com os olhos
Paisagens de nuvens coloridas!
Ver os barcos que levam saudades vagarosas
No azul do rio que se lança no abraço do oceano
Que bom o aroma
Dos ramos das floristas mergulhados nos baldes de zinco
Florindo as esquinas de arco-íris!
Convidando quem passa em solidário aroma,
Que bom o pão fresco na padaria
Onde se derrete a manteiga!
Que delicia inigualável a do leite das manhãs!
Entrar em casa, pisar o tapete
E ao rodar da chave a saudação
Dos pipilos dos pássaros contentes!
Escutar uma canção enquanto se inventa o almoço
Escutar as notícias e saber de toda a gente
Por vezes com lágrimas, por vezes com sorrisos....
E abrir uma janela de magia
Aonde o mundo se reúne em diálogo
Num ponto de encontro chamado Amizade!

*
E você? Onde encontra a felicidade?? Faça um comentário a contar, hora por hora, o seu dia ideal; ou em seu lugar coisas pequenas que lhe façam feliz

terça-feira, 9 de junho de 2009

AS SETE MARAVILHAS DE PORTUGAL


Desde o dia 7 de julho de 2007 podemos falar de 7 maravilhas do mundo moderno e 7 maravilhas do mundo antigo
A cerimónia de eleiçao teve lugar no estádio da luz de Lisboa, sendo escolhidas os SETE principais monumentos de entre 21 finalistas


*Escolha entre estes 21 os seus preferidos, fazendo a sua própria lista de sete:

1. A acrópole de Atenas (GRÉCIA)




2. A alhambra de Granada (Espanha)

3. Angkor Wat (CAMBODJA)

4. Basílica de Santa Sofia em Istambul (TURQUIA)

5. Castelo de Neuschwanstein, Fussen (ALEMANHA)

6. Chichén Itzá, Yucatán (MÉXICO)

7. Coliseu, Roma (ITÁLIA)

8. Cristo Redentor de Rio de Janeiro (BRASIL)

9. Estátua da Liberdade, em Nova Iorque (EUA)


10. Estátuas da Ilha da Páscoa (CHILE)

11. Grande Muralha da CHINA

12. Kremlin de Moscovo (RÚSSIA)

13. Machu Picchu (PERU)


14. Opera House de Sydney (AUSTRÁLIA)

15. Petra (JORDÁNIA)

16. Pirámides de Gizé (EGIPTO)

17. Stonehenge, em Amesbury (REINO UNIDO)

18. Taj Mahal, Agra (ÍNDIA)

19. Templo Kiyomizu-dera, de Quioto (JAPÃO)

20. Timbuktu, MALI

21. Torre Eiffel, Paris (FRANÇA)

Aproveitando o evento, votaram-se as Sete maravilhas de Portugal, baseando-se em 793 monumentos nacionais classificados pelo IPPAR. Apartir de 7 de dezembro de 2006 e durante sete meses, foi disponibilizada a votação -que se podia realizar via internet, telefone ou sms-, e no dia 7 de julho de 2007 foi feita a divulgação.
*A seguir apresentamos-lhes esses 7 monumentos que se encontram no território português. Podia dizer em comentário qual é cada um??

1

2

3


4


5


6


7

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Os Forcados

A Tourada portuguesa é muito diferente da espanhola. O que tem mais importança é a lide a cavalo.

Tambem ha banderilheiros, campinos, novilheiros, e os forcados...

Dos forcados e a pega é do que vamos falar.

Lide a pé

Os touros podem alternativamente ser “lidados” por um toureiro a pé (embora isto seja menos comum nas touradas portuguesas), que também crava as bandarilhas, um par em simultâneo, no dorso do touro. Outra faceta da lide a pé envolve o uso de uma pequena capa (a muleta) e de um estoque. Em Portugal é proibida a morte do touro na praça (com excepção da vila de Barrancos), mas noutros países a lide a pé culmina na morte, por estocada, do animal.

Pega


Após a lide do touro pelo cavaleiro tauromáquico é comum entrar em cena o bandarilheiro que efectua algumas manobras com um capote posicionando o touro para a pega. De seguida entram em cena os Forcados. Os Forcados são um grupo amador que enfrenta o touro a pé com o objectivo de conseguir imobilizar o touro unicamente à força de braços. Oito homens entram na arena, sendo o primeiro o forcado da cara, seguindo-se os chamados ajudas, primeiro e segundo ajuda (os mais determinantes) e demais forcados que também ajudam na pega, terminando no rabejador que segura no rabo do touro, procurando deter o avanço do animal e fixá-lo num determinado local para quando os seus ajudantes o largarem este não invista sobre eles. A pega é consumada quando o forcado da cara se mantenha seguro nos cornos do touro e este seja detido e imobilizado pelos seus companheiros. Nas touradas em que os touros são lidados a pé não existe pega.




Os ciganos portuguses


Estima-se que existem em Portugal 50.000 ciganos . Eles sao tradicionalmente vendedores ambulantes ou feriantes,vendendo támbem cavalos e outros muares.
A história do povo cigano é ainda pouco conhecida.
Oriundos do norte da Indía, alvo de distúrbios e invasoes numa época de constantes mudanças , iniciaram as primeiras migraçoes no século XIII radicando em Portugal desde meados do século XV.
Considerá-los um povo é atribuir-lhes um estato e coessao cultural que os identifica entre si através da língua e dos costumes.
Na península Ibérica falam a variante do romaní conhecida como caló
E a sua música característica é o Flamenco em que a guitarra e protagonista.
Esse gênero implantou-se por tal forma que passou a fazer parte da cultura espanhola.Os ciganos portugueses que também sao hábeis guitarristas , tocam e cantam música flamenca , e as raparigas revelam uma apetência única para a dança.

Camaron - Como el Agua

Quanto a religiao, em Portugal há ciganos católicos e evángelicos.

O povo cigano foi durante séculos marginado e pouco apreciado mas ultimmamente muitas associaçoes estao a trabalhar para a sua integraçao.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Emos em Portugal

Não há quem não tenha uma opinião sobre a nova tribo urbana.
Uma revista (BLITZ) falou com adolescentes do Norte ao Sul do país e concluiu: ninguém reconhece ser emo, mas que os há, há.


Emo ou emocore (abreviação do inglês emotionl hardcore) é um gênero de música derivado do HARDCORE. O termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Wshington DC, que compunham num lirismo mais emotivo do que o habitual.


As bandas emo fazem musica não totalmente comercial e gostam de mostrar os sentimentos. Os fãs gostam da música emo porque as letras das bandas falam de problemas com os que os fãs se sentem identificados. Os fãs refugiam-se neste tipo de música para se sentir bem. Os emos gostam de musica como My Chemical Romance, Linkin Park, Muse, Placebo ou Paramore.






My Chemical Romance:






A moda dos emos é a seguinte: cabelo escuro, com a risca ao lado, liso, enfeitado com franjas asimétricas e ocasionais manchas de cor (cor-de-rosa, roxo, azul...). Calças bem apertadas, maquilhagem pesada, ténis All Star e Vans. Gostam de vestir cores escuras (preto) mas há um tipo de emo que gosta de vestir cores vivas (os emoscene). Os accesórios são infidáveis: pulseiras, mochilas decoradas, piercings, chapas...




Os emos têm tendêndia para estados de mente puco positivos, são um bocadinho dramáticos, de extremos. Ou estão muito felizes ou não querem falar com ninguém.
Nalguns círculos mais militantes, ser emo rima com a atracçao pelo suicídio e pela auto-mutilação, uma forma de fazer acompanhar a dor psicológica, já existente, de dor fiísica. Os emoscene são mais positivos, mais alegres, mas os dois tipos de emo são muito sensíveis.


EMO:




EMOSCENE:



CHEGADA AO BRASIL

No Brasil, o gênero se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais do Sul e do Sudeste, e influenciou também uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos,Trajes Listrados, Mad Rats, Cabelos Coloridos e franjas caídas sobre os olhos.

Existe também a categoria "Emo Fruits", que foi baseada numa moda do Japão, de onde eles tiram referência de roupas e cabelos. São normalmente muito coloridos, usando várias estampas e cores fortes ao mesmo tempo.