sábado, 30 de maio de 2009

O lince-ibérico

O lince-ibérico é uma espécie característica de Espanha e Portugal mas que aparentemente agora encontra-se extinto en Portugal.

O lince é a especie de felino em maior grave perigo de extinção e um dos mamíferos mais ameaçados.
A população está confinada a pequenos agregados dispersos, resultado da fragmentação do seu hábitat natural. O lince-ibérico selecciona hábitats de características mediterrânicas (florestas, matos, etc.)

É um animal esencialmente nocturno e a sua alimentação é constituída por coelhos, ratos, patos, perdizes, lagartos...
A principal ameaça dos linces-ibéricos é o dessaparecimiento das populações de coelhos (principal presa), atropelamentos ou a caça ilegal.

O número de espécies desde animal tem descido muito nos últimos anos, no ano 1969 havia vários milhares, mas no ano 2008 só havia já entre 110 e 150 linces-ibéricos.

Em Espanha está a ser desenvolvido um programa de reprodução em cativeiro e em Portugal algumas organizações internacionais têm desenvolvido projectos que visam a recuperação do hábitat natural do lince.



Nós vamos conseguir que o lince-ibérico não se encontre extinto em poucos anos!!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

As 7 maravilhas do desporto português

No ano 2007 foram conhecidas as novas Sete Maravilhas do MUNDO, e também se votaram a nível nacional em Portugal.

Da mesma maneira, o jornal “O JOGO” também procedeu a uma votação para os sete melhores desportistas portugueses de sempre. Numa selecção de vinte e um notáveis atletas, só sete tiveram a honra de serem considerados os melhores.


O futebolista Eusébio foi o vencedor com larga maioria. Atrás dele, os restantes seis notáveis, sem excluir todos os outros atletas, foram: António Livramento, Carlos Lopes, Joaquim Agostinho, Luís Figo, Rosa Mota e Vítor Baía.


A seguir, faça uma investigação sobre os Sete escolhidos e diga, segundo a sua opinião, qual merecia ser o primeiro.

DESPORTO É AQUI!

Saúde e desporto .

“Os que não encontram tempo para o exercício terão de encontrar tempo para as doenças.” (Edward Derby)

O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre pessoas de todas as idades, em todo o mundo.


A Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece a grande importância da actividade física para a saúde física, mental e social, capacidade funcional e bem-estar de indivíduos e comunidades.
O sedentarismo é enfatizado, pelo World Health Report de 1997, como um factor de risco causador de doenças, com a mesma importância que o fumo e a alimentação.
O Ministério da Saúde aponta que o estilo de vida é responsável por 54% do risco de morte por cardiopatia, 50% pelo risco de morte por acidente vascular cerebral, 37% pelo risco de morte por cancro e, no total, por 51% do risco de morte de um indivíduo.

O estilo de vida sedentário é um factor de risco relevante para a enfermidade coronariana e para o acidente vascular, as principais causas de morte em todo o mundo. O risco de doença cardíaca para as pessoas menos activas e menos condicionadas pode ser o dobro, comparado às pessoas mais activas e condicionadas.

É importante compreender a relação intrínseca entre saúde e estilo de vida (hábitos sociais e culturais), em que a actividade física participa como factor fundamental. Deve-se ter sempre em mente que o corpo humano foi projectado para a acção, e não para a inactividade.

A actividade física realizada na maioria dos dias da semana melhora a saúde nos seguintes aspectos, segundo a OMS:


  • Reduz o risco de morte prematura.

  • Reduz o risco de morte por doença cardíaca.

  • Reduz o risco do desenvolvimento de diabetes.

  • Reduz o risco do desenvolvimento de hipertensão arterial.

  • Auxilia na redução do nível de hipertensão nas pessoas que já a possuem.

  • Reduz o risco do desenvolvimento do cancro de cólon.

  • Reduz sentimentos de depressão e ansiedade.

  • Auxilia o controle de peso.

  • Ajuda a construir e manter saudáveis ossos, músculos e articulações.

  • Ajuda os idosos a se tornarem mais fortes e mais aptos a se locomover sem cair.

  • Promove bem-estar psicológico.

Está a lembrar-se de algum outro benefício do desporto sobre a saúde? escreva num comentário um que não esteja referido acima

segunda-feira, 4 de maio de 2009

SABES O QUE É A Queima das Fitas?

Não?? Então BEMVINDO À VIDA UNIVERSITÁRIA!!



Cada ano, no mês de Maio, festeja-se o final do ano lectivo nas diferentes Universidades do País. Conhece-se como Queima das Fitas, e é basicamente a festa dos estudantes; na qual tomam parte desde os Caloiros até aos Finalistas de cada curso.

A "borga" inicia-se na noite de quinta-feira com a Serenata. O que é isso? Vejam estes vídeos a seguir e o descobrirão logo:













Entre outras diversas actividades destacam-se os Concertos musicais de cada noite no Parque ou Queimódromo, a Garraiada e o Cortejo, que tradicionalmente era na terça, mas agora passou para domingo. Neste, os finalistas vão à frente e os carros alegóricos e os caloiros seguem na outra parte traseira. Nesse dia do cortejo, os caloiros ao passarem pela tribuna deixam de ser caloiros e passam a pastranos. Os alunos de Medicina costumam ser os primeiros a passar a tribuna, como indica a tradição.


Em Coimbra no cortejo são oferecidas bebidas e comida nos carros alegóricos de cada curso.
Os finalistas usam uma cartola e uma bengala com as cores da sua instituição académica como sinal de orgulho de terem chegado ao fim da vida de estudante.


Sobre os carros os alunos do terceiro ano servem a todos. Os estudantes reconhecem-se bem: vão todos "trajados", e o fato -bem cuidado por empresas como a Toga- trata do seguinte:

Capa e Batina em Portugal é considerado o uniforme do estudante universitário. O traje surgiu em Coimbra como forma de distinguir o foro académico das demais classes e ofíciosExistem, portanto, um conjunto de regras de elaboração e utilização do traje que descrevem especificamente as características da calça ou saia, camisa, laço ou gravata, colete, batina, capa, sapatos.

O traje académico actual, também apelidado de "capa e batina", é composto por uma batina, que foi reduzida a uma casaca, colete, gravata preta, camisa branca, calças simples, sapatos simples, e por uma capa, que deverá tocar no chão, quando colocada sobre os ombros, sem dobras. Esta é a indumentária reservada aos homens, que também podem usar um gorro simples, sem borla. As senhoras, em vez da batina, usam um casaco pela cinta, mas não cintado, uma camisa branca, uma saia travada e abaixo do joelho, meias compridas, pretas e não opacas, sapatos simples, e uma capa igual à dos homens.
Ao final dos estudos está geralmente associado o "rasganço" de toda a indumentária académica, com excepção da capa e da pasta académica, que assim acompanham o resto da vida do antigo estudante. Hoje em dia, são raros os estudantes que fazem, de facto, o "rasganço", devido ao peso sentimental atribuído ao traje, no final do curso. Dá-se, então, um "rasganço" simbólico através da "proibição" de se voltar a vestir o traje, usando-se apenas a capa - esta é a indumentária mais característica dos Veteranos, os alunos com mais matrículas do que as necessárias para terminar o curso. Aos rapazes rasga-se a roupa toda com excepção dos colarinhos, punhos, capa e gravata. Às moças rasga-se apenas e só o que se não rasgou aos rapazes, isto é, os colarinhos, punhos, laço ou gravata e meias, a capa também não se lhes rasga.

As Fitas:

O uso da pasta académica só é permitido a partir do momento em que se deixa de ser caloiro e se passa a pastrano: a partir da Queima das fitas do ano da 1ª matrícula na Universidade. Contudo, o aspecto que a ela está mais associado são as Fitas. Estas são impostas ao estudante antes de este iniciar o último ano do seu curso. São oito fitas ao todo, da cor do curso de cada estudante, identificando-o como um Quintanista. Esta tradição remonta a meados do século XIX, quando as pastas eram compostas por duas partes independentes, e que eram mantidas unidas com recurso a estas fitas.
A "Queima das Fitas" tem as suas origens nas celebrações que se faziam aquando o final dos cursos, onde os Finalistas queimavam as suas fitas dentro de um penico. Tal como o "rasganço", aplicado ao traje académico, a "Queima das Fitas" é também um momento de despedida da vida de estudante. Terá sido iniciada em Coimbra, e é actualmente um dos maiores acontecimentos do calendário académico, em todas as cidades universitárias do país

Apesar disso não faltam detractores da Praxe (a tradição académica), que implica uma ierarquia que nem todos toleram. É o caso de muitas Repúblicas, muitas delas anti-praxe.

Durante a semana vamos tratar o tema da Universidade em Portugal, e Coimbra será o melhor exemplo.

Depois de ter conhecido esta informação toda, responde em comentários às seguintes questões:

  1. O que achas sobre a tradição académica?
  2. Encontras argumentos a favor da praxe?
  3. Se estudasses em Coimbra aderias às práticas habituais dos estudantes ou preferias viver numa República Anti-praxe?