segunda-feira, 30 de março de 2009

Tops musicais do ano

Segundo o relatório da ASSOCIAÇÃO FONOGRÁFICA PORTUGUESA :




  1. Esta que estão a ouvir é a canção "Apologize", de Timbalad Presents One Republic, que foi a mais ouvida nas rádios portuguesas o ano passado.
  2. Enquanto "Intervalo" de Perfume com Rui Veloso, liderou entre as canções interpretadas por artistas portugueses. "Intervalo" posicionou-se no 9.º lugar entre as 50 mais rodadas.

  3. perfume-intervalo - rui veloso
  4. "Apologize", "Mercy" de Duffy e "The story" de Colbie Caillat constituem o trio liderante das mais rodadas em Portugal.

  5. O lote dos dez primeiros inclui "Bubbly" de Colbie Caillat (4.º), "Sweet about me" por Gabriela Cilmi (6.º), "Shadow of the day" dos Linkin Park (8.º) e "Better in time" de Leona Lewis (10.º).

  6. Entre os 50 temas mais tocados de artistas nacionais, 12 são cantados em português e três em inglês, dois deles por David Fonseca, o único intérprete nacional que bisa presença.

  7. Do mesmo cantor, "Kiss me, oh kiss me" situa-se no 12.º posto e "Superstars" no 42.º.

  8. Entre as canções em português figura ainda "Boa sorte/Good luck" interpretada pela brasileira Vanessa da Mata e o norte-americano Ben Harper.




    Todas as restantes músicas portuguesas mais rodadas estão abaixo deste grupo dos 10 tops:



  1. A banda Classificados com "Um segredo fechado" alcançou 16.º posto,

  2. Logo seguida, no 17.º, por Ricardo Azevedo com "Entre o sol e a lua",

  3. No 18.º, "Cantiga de amor", dos Rádio Macau,

  4. Em 19.º, "Leve beijo triste" de Paulo Gonzo e Lúcia Moniz

  5. Em 21.º, Jorge Palma com "Encosta-te a mim".

  6. Mafalda Veiga, com "Estrada", alcançou o 24.º lugar.





  7. Abaixo do 30.º lugar estão quatro portugueses: em 31.º Luís Represas com "Sagres", em 42.º David Fonseca, seguido por Ana Free, em 43.º, com "In my place".

  8. Os Clã, com "Sexto andar", alcançaram o 45.º posto e Pedro Abrunhosa & Bandemónio, com "Pontes entre nós", o 47º.

  9. Entre os 50 temas mais rodados figura também "Te Busqué" pela luso-canadiana Nelly Furtado e o colombiano Juanes que ficou no 29.º lugar.

As 16 rádios escutadas foram: RDP Antena 1, RDP Antena 3, Best Rock, Capital, Cidade FM, Festival, Mega FM, Nova Era, Orbital, Radar, Rádio Clube de Matosinhos, Rádio Comercial, RFM, Rádio Renascença, TSF e 94 FM.

(O estudo hoje divulgado pela AFP foi efectuado pela Nielsen Music Control)

O que é que acham sobre esta lista? Gostam das músicas que ouviram?

É igual em Espanha? Ouvem vocês tanta música em inglês como os portugueses?

Façam comentários a justificar as suas opiniões

segunda-feira, 23 de março de 2009

Bom apetite!

Como sabem, uma das actividades propostas pelo Instituto para a Semana Cultural é um concurso de culinária. A cozinha portuguesa destaca-se pela sua qualidade, e também (porque não) pela quantidade! São conhecidos sobretudo os seus pratos de bacalhau (há mais de 1000 maneiras de o cozinhar!) e as sobremesas. Um exemplo delas é a Receita de arroz doce. Faça o exercício de audição que se apresenta. E boa sorte! ou Bom apetite!

E vocês, conhecem alguma receita portuguesa? talvez alguma espanhola que conseguem explicar em português? Escrevam-na num comentário detalhando Ingredientes e Elaboração

Espero que depois deste passeio pela Gastronomia portuguesa conheçam melhor o que se come do outro lado do rio Erjo e fiquem animados para o Concurso da próxima semana. Conto convosco!

Os alimentos


Acontece-lhes que não se lembram do vocabulário dos alimentos? Pois, isso já foi há muito... lá pelo primeiro ano de Português no secundário, não é?
Mas não se preocupem, antes de acabarmos a Unidade, relacionada com os hábitos alimentares saudáveis, podemos fazer uma revisão.

Faça o questionário a seguir e aproveite para testar a sua memória:

http://portugueslinguaestrangeiraespanha.blogspot.com/2008/01/os-alimentos-dicionrio-visual.html

segunda-feira, 16 de março de 2009

Faça do seu alimento o seu medicamento


Esta é a receita do Hipócrates para manter uma dieta saudável.

E neste site poderá encontrar as dicas para conseguir uma dieta equilibrada:
http://www.copacabanarunners.net/piramide.html

A seguir, veja o vídeo que se apresenta e redija num comentário a Anti-dieta, que inclua pelo menos 7 pecados capitais -alimentares, neste caso-.

repararam no sotaque brasileiro do vídeo? nota-se muito diferente do europeu?

segunda-feira, 9 de março de 2009

O clima do futuro

Mudança climática


Em relação com o tema tratado na entrada anterior, hoje colocamos a questao da Mudança climática no nosso blogue.

Segundo a wikipedia:

O termo Mudança do Clima, Alterações climáticas ou Mudanças Climáticas refere-se à variação do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo. Estas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenômenos climáticos em relação às médias históricas. Tais variações podem alterar as características climáticas de uma maneira a alterar sua classificação didáctica.

Podem estar em causa mudanças no estado médio da atmosfera em escalas de tempo que vão de décadas até milhões de anos. Estas alterações podem ser causadas por processos internos ao sistema Terra-atmosfera, por forças externas (como, por exemplo, variações na atividade solar) ou, mais recentemente, pelo resultado da actividade humana.

Portanto, entende-se que a mudança climática pode ser tanto um efeito de processos naturais ou decorrentes da acção humana. Para saber mais sobre este tema veja:

http://www.radiomundoreal.fm/?q=pt-br/taxonomy/term/5

*A seguir faça um comentário a dizer Quatro causas da mudança climática e Quatro soluções

segunda-feira, 2 de março de 2009

O TEMPO ESTÁ LOUCO!

Da semana passada para cá o tempo tem mudado tanto que já não sabemos como vai estar. Achámos ter perto a Primavera, mas enganamo-nos?? Vejam no site da televisão portuguesa as previsões para esta semana.

Depois, comparem as previsões com as de este vídeo, um ano atrás; e façam comentário a contar se acham diferente ou não, e as suas razões:

http://www.youtube.com/watch?v=pfM0PxR5IjY&hl=es

Gostavam de saber se vai fazer bom nalguma data especial? Talvez na romeria da sua aldeia? Ou no seu aniversário? Procurem a previsão para esse dia e façam um comentário a contar como estará o tempo (usem futuro)

Já agora, e a falar em aniversário... conhece o seu signo do zodíaco? Veja as previsões que se fazem para você neste ano, segundo os astrólogos portugueses:
http://astrologia.sapo.pt/